- Área: 346 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção proposta assenta sobre uma moradia de veraneio existente localizada na freguesia das Sete Cidades. Situada no interior da caldeira vulcânica, a moradia está envolta por entre íngremes encostas onde a orografia do terreno é atenuada pela atmosfera bucólica, e inserida num contexto poético e predominantemente rural, onde a agricultura ainda se assume como um dos principais sectores de atividade com influências evidentes na composição da malha urbana consolidada e nos modelos arquitetônicos das construções existentes.
Fortemente marcada pela relação com a lagoa, a moradia, erguida na década de cinquenta, encontra-se bem enquadrada na sua envolvente, com características visivelmente inspiradas na arquitetura tradicional Açoriana, recorrendo a técnicas de construção e a materiais de origem locais.
De acordo com um programa funcional previamente definido, a intervenção divide-se em quatro volumes distintos: a moradia existente, cuja intervenção se traduz numa intenção expressa de reabilitar a arquitetura existente e mais três unidades de alojamento. Os volumes de carácter contemporâneo partiram do arquétipo de casa de base quadrada e quatro águas tendo sido intencionalmente deformados de forma a controlar a entrada de luz e foram totalmente revestidos a madeira de criptoméria bruta com o intuito de estabelecer uma relação integrada com o meio envolvente. As unidades de alojamento têm um programa e volumetria idênticos, apresentando uma zona de estar equipada com uma kitchenette, um quarto, instalação sanitária e o aproveitamento de sótão com uma área de contemplação.
Projetou-se, também, um volume totalmente revestido a madeira que serve de arrumação de todo o equipamento necessário à realização de atividades lúdicas.